A natureza é um show!!!

A natureza é um show!!!

Paz

Paz

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VEM AÍ AS OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS 'ESCREVENDO O FUTURO'!!!!! PREPAREM-SE!!!!!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gauchês

Recebi esse e-mail e achei

Muito TRI...

O sotaque mais xucro, grosso e assustador

de todo o universo conhecido........(e do desconhecido também)

é o nosso, oriundo do gaúcho bravio, meio italianado.

Esse dicionário é quase perfeito,

especialmente para quem não é 'nativo' deste chão!!!

E pra quem não sabe falar com a gente então

manda o dicionário abaixo:

Alemoa: loura
Atorá: cortar

Atucanado: ocupado, atarefado
Baita: grande

Bem Capaz: jamais, negação enfatizada
Cagar a pau: bater
Camassada de pau: apanhar
Campiá: procurar

Capaz: verdade?
Chumaço: conjunto de alguma coisa
Cóça de laço : apanhar
Crêendios pai: exclamação quando algo dá errado
De revesgueio: de um tal jeito
Fincá: cravar
Garrão: calcanhar
Incebando: enrolando, fazendo cera
Ingrupi: enganar
Ínôzá: amarrar (já viu palavra com todas as sílabas com acento?)
Intertê: fazer passar o tempo com algo
Inticá: provocar
Invaretado: nervoso
Japona: jaqueta de lã ou de nylon
Jóssa: coisa
Judiá: mal tratar
Kakedo: pessoas que não valem nada
Malinducado: mal educado
Paiêro: fumo de palha
Pânca: modo de se portar, por exemplo: panca de motoqueiro

(jeito de motoqueiro)
Pare, home do céu: parar, o mesmo que 'se par de bobo' e

‘deusolivre home'.

Pardal: radar fixo
Pestiado: com alguma doença
Pexada: acidente
Podá: ultrapassar, ou cortar, o mesmo que podá
Pozá: dormir em algum lugar
Rancho: compra do mês
Relampejando: trovejando
Resbalão: escorregar
Sinalêra: semáforo
Táio: corte
Tchuco: bêbado
Trupicá: tropeçar

Tri atucanado: muito ocupado
Tunda de laço : apanhar
Vortiada: passeio
Ximia: doce de passar no pão

cacetinho: pão francês

classe: carteira

Exemplo de aplicação:

Agora manda esse e-mail para intertê os teus amigos,

aproveita enquanto teu chefe foi dá uma vortiada...

Não sei como ele não vê que mesmointuiado de trabalho

você fica incebando o dia inteiro... Pare de campiá desculpa,

fica falando que tápestiado e ainda consegue ingrupi

o coitado do chefe... Mas vai logo, antes que ele volte e

fique invaretado de te ver pescociando...

Pare de se bostiá, home do céu, não sejamalinducado

e manda essa jóssa de uma vez...

MAS BAH TCHÊ.....

especial de primeira...

Boenacho..

TRI LEGAL,

né!!!

domingo, 18 de abril de 2010

Uso dos porquês...

Olá, galera!! Observem os porquês sendo usados:
Por que será que só os padres católicos estão saindo na mídia como pedófilos? Não vemos os inúmeros pais de família que abusam das próprias filhas e/ou filhos, ou trabalhadores de todas as profissões que fazem o mesmo por quê? Pedofilia é um crime hediondo e deve ser punido sim!!!! Mas quem deve ser punido é o criminoso e, não a instituição pela qual ele/a trabalha, porque, senão, imaginem quanto os poderes públicos teriam de pagar de indenização por seus funcionários/as pedófilos!!! Será que o porquê de se mostrar os pedófilos somente da Igreja Católica não seria porque fazem perseguição a esta instituição? Ao contrário, por que motivo estariam "vendo" só padres pedófilos no mundo!!! O fato de um cardeal ter associado pedofilia com homossexualismo na Igreja, pode sim ter relação, já que alguns homens entram para o sacerdócio porque veem aí um refúgio para não assumir sua "opção" sexual para a sociedade e, mesmo a Igreja tentando não incluir no clero pessoas assim, muitos escondem isso por muito tempo. Temos o exemplo do Rick Martim que decidiu só agora "assumir" esse "detalhe" de sua vida. A maioria das crianças abusadas, pelo que me constam, são meninos, isso não tem a ver com homossexualismo? Também ouvi o Gabriel Chalita (vereador de São Paulo e ex-secretário da educação do estado de São Paulo) falando na TV Canção Nova, que tentou publicar um artigo sobre o Papa, nesta semana, em muitos jornais de grande circulação, e só conseguiu em um jornal do interior. Será que não é por que ele tentava apresentar algo em favor do Papa, já que o Gabriel é católico? Tenho certeza de que a mídia só mostra o que convém, e mesmo se dizendo imparcial, neste e em outros casos, toma partido sim!!! Gostaria que as pessoas fossem mais críticas e buscassem mais informações a respeito do que gostam de falar mal! Principalmente antes de saírem falando sem entender muito bem o assunto!!!! Por fim, todos os padres se tornam padres sabendo da condição celibatária, então não têm por que reclamar. Não sei o porquê de ser padre se quer ter relações sexuais!!! Existem outras formas de servir à Deus na Igreja: ministro, diácono... Conheço muitos padres que servem a Deus maravilhosamente bem, sendo celibatários. Peço a Deus que nos mande mais padres que O sirvam santamente!!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Diferença entre MAS E MAIS:
MAS: CONJUNÇÃO COORDENATIVA - UNE ORAÇÕES (FRASES), DANDO IDEIA DE CONTRARIEDADE, OPOSIÇÃO. EX.: Vou sair, mas volto logo. - posso pensar - mas (ao contrário do que eu disse antes, ou mesmo fazendo o que eu disse antes...)/ Ele é alto, mas não é forte. / Ia estudar, mas faltou luz./... Lembrete: antes do MAS tem uma oração (frase com verbo), depois do MAS, tem outra oração.
MAIS: ADVÉRBIO QUE DÁ IDEIA DE ADIÇÃO. EX.: Quero cada vez mais e mais./ Achei mais coisas na minha gaveta. / Agora vou ser mais responsável. Lembrete: o MAIS faz parte de uma única oração ou de uma frase, completando a ideia - quero o quê?, achei o quê?, agora vou ser o quê?...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Coisas da vida...

Às vezes as pessoas me dizem: "não está na hora pra isso..." e perdem oportunidades únicas na vida!!! Conheço gente que se arrependeu muito de não ter aproveitado o que Deus lhe proporcionava e hj sofre com as dificuldades de voltar atrás. Pra Deus sempre é hora de fazer alguma coisa... rever amigos, salvar a vida de alguém, sorrir pra vida, abandonar um vício... basta revermos nossas prioridades!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ditados populares

Recebi o seguinte e-mail com algumas considerações do renomado professor Paquale Cipro Neto:


E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'
Dicas do Prof. Pasquale:

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro' "Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU
NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'"Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica??? Porque ele muda de cor???"

Outro que no popular todo mundo erra:'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!" O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

Vai dizer que você falava corretamente algum desses?????

Cultura é tudo hein...

Mas nem tudo é ERRO e sim, mudança de cultura mesmo!!! As gírias ou ditados que usávamos não precisa ser o mesmo que continuarão sendo usados ou o sentido pode mudar também. O certo seria o Professor Pasquale explicar que a língua é variável de tempos em tempos, inclusive no sentido de frases inteiras como esses ditados que veremos abaixo!!! O verbo "trovar", do qual vem o nome de um dos períodos literários, por exemplo, significava falar em trovas (poemas musicados), hoje, significa "paquerar", "xavecar", ou tentar convencer alguém... É bom conhecermos a origem do que falamos, mas também respeitar as novas formas e sentidos!!! Lisiane Raupp







domingo, 4 de abril de 2010

Oi galera

Este blog vai ser para melhorar as aulas de Português, Literatura, Inglês, Ensino Religioso... da Prof. Lisiane Raupp da Costa e também para nos divertirmos muito!!!! Façam parte desse nosso cantinho. Abraços.